Pastoral da Criança celebra 30 anos na diocese de Ilhéus

Irmã Ana Maria Peixoto, coordenadora da Pastoral da Criança em Ilhéus
Ascom

Para celebrar os 30 anos da Pastoral da Criança, será realizado um Congresso Nacional comemorativo, no dia 1 de junho,em Ilhéus (BA).O congresso, com o tema "Cuidando da Vida", é uma oportunidade para fortalecer a missão, atualizar conhecimentos, trocar experiências e buscar maior compreensão das diversas realidades existentes, observa a coordenadora diocesana, a religiosa Ana Peixoto, que espera reunir, no Instituto Nossa Senhora da Piedade, mais de 500 participantes entre líderes e voluntários.

A Celebração dos 30 anos contará com a presença do Bispo da Diocese de Ilhéus, D. Mauro Montagnoli, de representantes da Coordenação Nacional da Pastoral, do coordenador Estadual, Cosme Santos e convidados. Além de Missa e palestras e evento contará com apresentações culturais preparadas especialmente por grupos ligados a Pastoral da Criança, dos 24 municípios onde funciona regularmente.

Com foco no desenvolvimento integral das crianças desde o ventre materno até os 6 anos, a Pastoral da Criança, na Diocese Ilhéus,  acompanha cerca de cinco mil crianças, aproximadamente 10% das 52.443 cujas famílias estão vivendo abaixo da linha da pobreza. A Pastoral da Criança está implantada em 143 comunidades nos 24 municípios da jurisdição da Diocese.

Contando com a generosidade de cerca de 650 voluntários, entre atuantes e os apoios, a meta é a ampliação das ações de vigilância nutricional para prevenção da obesidade infantil; os cuidados nos primeiros mil dias (período da gestação mais os dois primeiros anos de vida) perseguindo o principio evangélico "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" - Jo 10, 10. lembra a irmã Ana Peixoto.

Criação

Criada em 1983 pela médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, hoje a entidade está presente em mais de 35 mil comunidades de todos os estados do Brasil e em mais 21 países da América Latina, África e Ásia. Reconhecida como uma das maiores organizações do mundo, a Pastoral da Criança trabalha em ações de combate às doenças e mortes infantis, melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias.